quinta-feira, 28 de julho de 2011

GINCANA DO DEPARTAMENTO

Olá pessoal,

Vocês se lembram da nossa gincana?
Livro de 1 Samuel..... 
Lembraram né?
Então, apenas dois jovens entregaram o trabalho proposto.
Porém, ninguém ganhou o prêmio, porque para recebê-lo o ganhador deveria ter vendido, pelo menos, 10 convites para a festa da amizade, o que não aconteceu.
Apesar de ninguém ter levado o prêmio, os dois jovens são vencedores pelo esforço e comprometimento. 
Parabéns aos jovens Lucas e Michael!
Leiamos o trabalho dos nossos jovens.


I Samuel



O livro de I Samuel relata o término do período dos juízes e o estabelecimento do governo monárquico em Israel. Os acontecimentos narrados no livro cobrem um período de aproximadamente 115. Os 24 capítulos iniciais foram escritos pelo profeta Samuel. Natã e Gade concluíram o livro.

A narrativa começa contando a história da concepção miraculosa de Samuel. Sua mãe, Ana, esposa de Elcana era estéril. Deus atendeu as suas orações e lhe concedeu Samuel, que significa “ouvido por Deus”. Ana cumpriu o voto que havia feito ao Senhor e entregou Samuel no templo.

Samuel foi o último juiz de Israel. Era um homem justo, integro e que se dedicou arduamente a oração. Esta esteve presente durante toda sua vida, desde seu nascimento miraculoso, passando por toda sua vida.

O livro relata ainda a história do sacerdote Eli e de seus filhos corruptos, Hofni e Finéias, que suscitaram a ira do Senhor através de seus atos imorais. Vemos ainda a tomada da arca da aliança pelos filisteus, uma consequência dos pecados do povo.

A narrativa prossegue e apresenta o inicio da monarquia em Israel. O povo pediu um rei humano a Deus, que atendeu esse pedido, dando-lhes Saul. Este tinha tudo para ser um grande rei, possuía boa aparência, era um bom estrategista, porém abandonou o temor do Senhor e foi desobediente aos seus mandamentos. Como consequência, foi abandonado por Deus e possuído por um espírito maligno.

Nesse momento, entra em cena o terceiro personagem central do livro, Davi, que se tornaria o maior rei da história de Israel. Davi era um jovem pastor de ovelhas, músico e grande guerreiro. Foi ainda o fundador da linhagem real da qual viria Jesus. O mais novo entre os oito filhos de Jessé, Davi foi ungido rei aos 18 anos de idade, porém teve de percorrer um árduo caminho até chegar ao trono. Foi protagonista de uma das mais famosas histórias bíblicas, na épica batalha contra o gigante Golias (que tinha aproximadamente 2,90 m de altura). Depois de galgar um alto posto no exército israelita e de conquistar grandes vitórias, teve de fugir devido ao grande ciúme que despertara no rei Saul. Davi chegou ao ponto de buscar refugio entre os filisteus. Em duas ocasiões, teve a oportunidade de matar Saul, entretanto preferiu poupar-lhe a vida.

O fim do livro é trágico. Saul morre no campo de batalha, vitima de suas próprias mãos, como conseqüência de seu orgulho e ciúme. Deus deu o livramento a Davi que se tornou um grande líder tanto na área espiritual como na política.






Resenha sobre o livro de Samuel



Ao lermos o primeiro livro de Samuel podemos perceber a importância de servir à Deus. Logo no início percebemos sua proximidade junto aos seus filhos, sua presença atendendo nosso clamor.

            Nosso Deus é Justo e Benigno! Isso é relatado no início do livro, com Ana, esposa de Elcana, a qual era estéril e era humilhada por outra mulher (também esposa de Elcana) por não possuir filhos. Ana clamava ao Senhor para realizar um milagre e lhe dar um filho. Nosso Deus é Fiel e ouve nosso clamor, nossas orações! O Senhor ouviu o choro e clamor de Ana e lhe deu um filho, o qual foi consagrado à Deus, seu nome era Samuel.

            Samuel cresceu e Deus lhe fez profeta sobre Israel (I Sam.3.20). Deus é bom e benigno, mas devemos ser fiel à Ele e obedecer se querer. Assim os filhos de Eli e Samuel não agradaram à Deus e lhes pesou a mão. Podemos perceber que o Senhor  é Forte e Poderoso, todas as batalhas e guerras que o povo clamava ao Senhor, Ele lhes dava vitória.

            Temos como exemplo o rei Saul, enquanto obedecia ao Senhor, ele era vencedor. (Saul se tornou rei por pedido do povo de Israel I Sam 8.5). Ao começar desobedecê-lo seu reinado começou a declinar.

            Deus é amor, Ele é que garante a vitória em nossas vidas. Em momentos de dificuldade, em momentos de dor e aflições. Quando não vemos nada, quando não enxergamos a solução, Deus se faz presente e nos ergue, nos ajuda, nos abençoa e faz milagres em nossas vidas. Isso é relatado nos capítulos finais e no meio do livro quando Davi (“homem segundo o coração de Deus”) vence inúmeras batalhas e guerras, passa por momentos difíceis, a ponto de sumir diante do povo. Ele é perseguido, tentam matá-lo, mas Deus sempre foi com Davi. Concedendo vitória, consolo, abrigo, ajuda e provisão. Da mesma forma o Senhor Deus é conosco! Este belo livro nos mostra o amor, o poder e a justiça de Deus em nossas vidas.


Na paz do Senhor Jesus!
A direção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário